Fundo de Solidariedade

Fraternidade e Políticas Públicas

"Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is1,27)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

“Serás libertados pelo direito e pela justiça” (Is1, 27)

A Igreja, preocupada com as questões que atingem a humanidade, procura oferecer todos os anos subsídios que ajudem aos Cristãos/as a perceberem a urgência de evangelizar a partir de ações que contribuam com a transformação das estruturas injustas da Sociedade. Destas iniciativas destacam-se A CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Este ano de 2019 tem como objetivo geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Na atual realidade brasileira percebemos a dificuldade que o direito e a justiça se cumpram nas dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Contudo, somos e convidados/as a viver e semear a esperança, estar em constante busca do Reino de Deus a exemplo de Jesus. Uma das formas de semear a esperança e fazer valer a justiça é através da participação ativa, o exercício da cidadania e do bem comum privilegiando aqueles/as que mais precisam. Afinal, a elaboração, efetivação e avaliação de políticas públicas, numa sociedade democrática representativa e participativa acontecem quando as responsabilidades são compartilhadas entre Estados, Municípios, Governo e Sociedade Civil organizada.

Estas responsabilidades implicam em ações concretas, desta forma vale lembrar os objetivos específicos desta campanha: Observar e conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado Brasileiro; Exigir ética na formulação e na concretização das Políticas Públicas; Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal; Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis; Trabalhar para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado;  Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania; Suscitar pessoas comprometidos na política como testemunho concreto da fé.

Acredita-se que desta forma as políticas públicas relacionadas aos direitos fundamentais proporcionem vida digna a todas as pessoas.

Referências: CNBB-Texto Base da CF.2019

Fraternidade e Políticas Públicas