"Estende a tua mão ao pobre" (Sir 7,32), é o tema da IV Jornada Mundial dos Pobres 2020, realizada na Arquidiocese de Maringá de 15 a 22 de novembro.
No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.
A partir da instituição do Dia dos Pobres, o Santo Padre provoca a Igreja para olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres. Para este ano ele aponta: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres.
De acordo com a CNBB, a proposta da Igreja no Brasil é “estar com as pessoas em situação de pobreza, rezar com elas e também lutar por políticas públicas, econômicas, reformas dos programas sociais e ações de erradicação da extrema pobreza e combate à desigualdade social”. Na Arquidiocese de Maringá, a IV Jornada Mundial dos Pobres será celebrada do dia 15 (Dia Mundial dos Pobres) ao dia 22 de novembro (Solenidade de Cristo Rei e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas).
Confira a programação:
1º) Dias 22 e 29/10 – 4 e 11/11 – Realização de áudio-encontros da Jornada Mundial dos Pobres com Grupos de Reflexão.
2º) Dia 14/11 – Publicação de vídeo nas redes sociais e paróquias divulgando a IV Jornada Mundial dos Pobres.
3º) Dia 16/11 – Live de abertura da Jornada Mundial dos Pobres e do Encontro Mundial da Economia de Francisco.
4º) Lives: a voz dos pobres
Dia 18/11 às 20hs – Tema: “O impacto da pobreza sobre a juventude negra: desafios para a Economia de Francisco.”
Dia 20/11 às 20hs – Tema: “O encarceramento dos pobres no Brasil: desafios econômicos pastorais.”
Dia 22/11 às 21hs – Tema: “Cultura do descarte: a contribuição das cooperativas de reciclagem na construção de uma economia solidária, inclusiva e ambientalmente sustentável.”
5º) Dia 22/11 às 8hs – Missa de encerramento da Jornada Mundial dos Pobres e dia dos Leigos e Leigas na Paróquia Nossa Senhora da Esperança em Sarandi-PR.
6º) Dia 22/11 às 9h30min. – Feira Solidária: distribuição de cestas com produtos da agricultura familiar e agroecologia para cerca de 300 famílias da Paróquia Nossa Senhora da Esperança – Sarandi-PR.