A Comissão de Voluntariado é mais um dos espaços auxiliares de gestão da Cáritas Brasileira que favorece uma gestão descentralizada, participativa e corresponsável. Nessa perspectiva, a Cáritas Arquidiocesana de Maringá constituiu a comissão local por entender a relevância desse espaço e a fim de acolher, fortalecer e formar os voluntários para a atuação na rede.
A Comissão é composta por agentes cáritas, voluntários e remunerado, que contribuem com a entidade membro na mobilização de pessoas em esforços comuns, a fim de potencializar boas práticas de transformação social. O trabalho da comissão consiste na elaboração de ações estratégicas para a garantia do pertencimento, pautada no princípio da solidariedade.
Também a ação voluntária deve estar em consonância com políticas públicas que favoreçam a participação social e a redução das enormes desigualdades no nosso país e no mundo, com o intuito de unir esforços para a construção do Bem Viver, de iniciativas locais para a vida comum e com justiça social.
Para se inscrever no voluntariado da Cáritas Arquidiocesana de Maringá, basta preencher o formulário no link: http://caritasmaringa.org.br/?cod=contato
A Comissão de Migração, Refúgio e Apátridia é um dos espaços auxiliares de gestão da Cáritas Brasileira que favorece uma gestão descentralizada, participativa e corresponsável. A Cáritas Arquidiocesana de Maringá entendendo a importância dessa ferramenta de gestão constituiu a Comissão local que tem por finalidade elaborar estratégias de ação na temática migratória para todo o território arquidiocesano.
Com a intensificação dos fluxos migratórios no Brasil é, também, notório o aumento significativo de demandas por serviços e políticas de acolhimento da população migrante na região de abrangência da Cáritas Arquidiocesana de Maringá. A comissão é composta por agentes Cáritas, voluntários e remunerado, que contribuem com a Cáritas Arquidiocesana de Maringá na perspectiva de acolher, promover, proteger e integrar os migrantes e refugiados, por meio de projetos e ações que garantam a autonomia e o protagonismo da população assistida. As propostas de trabalho elaboradas pela Comissão são submetidas ao Conselho Diretor para apreciação e devida aprovação.
São membros desta comissão:
Andressa Gongora
Caroliny Trajano
Giovani Giroto
Isadora Lopes
A Comissão de Sustentabilidade se constitui como um dos espaços auxiliares de gestão da Cáritas Brasileira e por conseguinte da Cáritas Arquidiocesana de Maringá. Os espaços auxiliares de gestão são ferramentas que favorecem uma gestão descentralizada, participativa e corresponsável. Ela tem por finalidade elaborar estratégias de ação que garantam a sustentabilidade financeira e institucional da Cáritas.
A comissão é composta por agentes Cáritas que voluntariamente contribuem com o Conselho Diretor na tarefa de garantir recursos humanos, financeiros e materiais para que a Cáritas Arquidiocesana de Maringá possa desenvolver suas ações em conformidade com o planejamento operacional realizado anualmente. Compete a comissão de sustentabilidade elaborar um plano operacional que contemple metas, ações e estratégias para captação de recursos, fortalecimento da instituição e a promoção do voluntariado. Este plano é submetido ao Conselho Diretor para apreciação e devida aprovação.
São membros desta comissão:
Emerson Cícero de Carvalho
Humberto B. de Castro
Edilene F. de Castro
Julio Cezar dos Santos
Teresa Mueller
Luiza R. S. Gagliardi
Graziele S. da Silva Luz
Rubens Vieira Lopes
Luciano Bianchi