Inauguração do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (CODES)

Cáritas Arquidiocesana de Maringá Ocupa Assento Significativo

No dia 23 de fevereiro 2024, ocorreu a posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (CODES), marcando um marco significativo para a cidade de Maringá. Instituído pela lei nº 10.382/2016, sob a autoria do então vereador e atual Prefeito Municipal Ulisses Maia, o CODES agora se estabelece plenamente, oito anos após sua regulamentação, graças a uma mobilização substancial da sociedade civil e dos movimentos sociais e populares.

Este é o início do primeiro mandato do CODES, programado para o biênio 2024-2025, com a presença da Cáritas Arquidiocesana de Maringá ocupando um dos assentos neste importante espaço.

Rodolfo Sanches, Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maringá, destaca o papel da organização como membro da rede internacional Caritas Internationalis. Fundada em 1957 sob a liderança de Dom Hélder Câmara, a Cáritas Brasileira tem se empenhado em combater os efeitos injustos da desigualdade social através de ações organizadas de assistência, ao mesmo tempo em que busca influenciar as políticas públicas para erradicar as causas estruturais dessas desigualdades. Sanches ressalta a importância da encíclica "Fratelli Tutti" do Papa Francisco, dizendo:

“O Papa Francisco, quando nos diz que a solidariedade é uma forma de fazer história, nos oferece caminhos para entendermos que a Igreja em saída, com os pés no barro, precisa ser partícipe do público, buscando construir uma convivência comunitária justa e digna na Casa Comum. Entre nós e com o meio ambiente, sem o qual não viveríamos. Desde 2016, em seu último Congresso, a Cáritas Brasileira, em seu conjunto, identifica na sociedade solidária do Bem Viver, a forma de tornar estas mudanças concretas”.

Sobre as atividades da Cáritas em Maringá, Rodolfo Sanches destaca a ampla gama de iniciativas que incluem assistência à regularização documental de populações migrantes, apátridas e refugiadas, projetos de combate à insegurança alimentar, programas educacionais como a Escola de Português e a Escola Cáritas do Bem Viver, apoio à Economia Popular Solidária e iniciativas voltadas para mulheres e equidade de gênero.

Com o compromisso de atuar junto às comunidades em situação de vulnerabilidade social, a Cáritas Arquidiocesana de Maringá busca colaborar ativamente com o debate municipal para promover políticas públicas que melhorem as condições de vida em comunidade. Participando ativamente de diversos conselhos, incluindo o Conselho Municipal (e Estadual) dos Direitos para Refugiados, Migrantes e Apátridas, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, os Conselhos locais de Saúde e, agora, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, a Cáritas demonstra seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.