A capacitação é voltada para formação de trabalhadores para atuarem em cooperativas de materiais recicláveis e inicia no próximo dia 10 de novembro
Em parceria com a Associação de Reciclagem Popular e Solidária (ARPSOL) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), a Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS/Cáritas) da Arquidiocese de Maringá abre inscrições para a segunda turma do curso de capacitação voltado a pessoas interessadas em trabalhar e desenvolver cooperativas de materiais recicláveis. São ofertadas 40 vagas para a comunidade em geral. As matrículas vão até o dia 09 de novembro.
Segundo as entidades organizadoras, o objetivo do curso é contribuir na capacitação de trabalhadores de baixa renda para que estes sejam capazes de atuar e gerir cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis. Inclusive, ao longo do curso, os participantes podem se organizar para constituir de uma cooperativa própria, já para atuar a partir de janeiro de 2019.
O sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos municipais prioriza a participação de cooperativas. Por isso e pelo valor social do trabalho com esses materiais (que geram renda e promovem cidadania), o curso tem atraído muitos interessados. A primeira turma tinha objetivo de capacitar trabalhadores para cooperativas já existentes. Essa segunda etapa, o foco já é a gestão.
O curso será na sala 02, do bloco J 12, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As aulas começam no próximo dia 10 de novembro. Serão sempre aos sábados, das 13h30 às 17h40, até o dia 8 de dezembro. Ao final, os participantes com 100% de aproveitamento, ou seja, os que nunca faltarem ao curso, recebem um certificado.
As matrículas podem ser feitas na ARPSOL, pelo telefone 3222-8995, e na ARAS CARITAS Maringá, 3263-4887. Para a matrícula, é preciso ter mais de 18 anos e são necessárias as seguintes documentações: documentos pessoais (RG e CPF) e número do Cadastro Único.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO, NO ANEXO ABAIXO.