Nesta 5ª edição, a ARAS Cáritas disponibiliza 10 mil velas, à venda por R$5, na entidade e em algumas Paróquias. O recurso da campanha é destinado aos projetos e ações desenvolvidos na Arquidioc
A Aras Cáritas deu início a mais uma campanha do Projeto 10 milhões de Estrelas. Para a Arquidiocese de Maringá, são 10 mil velas à venda na própria entidade ou nas Paróquias que aderiram. Esta é a 5ª edição do Projeto que envolve a Rede Cáritas em todo o país.
As velas são vendidas a R$5 (cinco reais) cada e podem ser adquiridas individualmente ou por lotes maiores. A ideia do Projeto é mobilizar as pessoas para que, na noite de Natal, acendam as peças e se unam às demais – em oração pela paz no mundo – formando uma constelação solidária de “10 Milhões de Estrelas”.
O dinheiro arrecadado pela campanha é destinado ao avanço das iniciativas nas diversas áreas de atuação dos grupos que integram a Rede Cáritas Brasileira. Sendo essas, na ARAS Cáritas Maringá, a Economia Popular Solidária, Migração e Refúgio, Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos, Convivência com os Biomas, Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em catadores, Formação, Voluntariado e Gestão do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.
Edição 2018
Este ano, a Campanha dialoga com tema e lema da Campanha da Fraternidade 2018, respectivamente "Fraternidade e a Superação da Violência", "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).
Além de ser motivada pela Campanha da Fraternidade, o 10 Milhões de Estrelas traz uma abordagem ecumênica. O objetivo é mobilizar pessoas, comunidades, paróquias, instituição e grupos - promovendo encontros e celebrações - para refletirem e orarem pela paz – até o dia de Natal. A Cáritas Brasileira disponibiliza todo o material para essa mobilização.
A sugestão da rede é que os grupos façam uso deste material para realizar ações locais, ou seja, para que compartilhem a ideia em suas comunidades. Esses momentos de reflexão serão encerrados com as velas acesas na noite de Natal, com os pensamentos e orações direcionados ao pedido de Paz no mundo.
Na arquidiocese de Maringá para reservar já sua vela e ter acesso ao material do Projeto basta entrar em contato com a ARAS/Cáritas. O endereço é Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 267, Vila Santo Antônio. O e-mail é o arasmaringa@gmail.com e o telefone é 3263-4887.
ARAS Cáritas
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social “que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural”.
Seguindo a linha da entidade em nível nacional, a Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS), representante da Cáritas em Maringá, desenvolve diversas ações e projetos sociais, além de participar ativamente nos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais, dentro das áreas de atuação.
Para saber mais sobre a entidade, acesse o site www.aras.org.br ou a página facebook.com/aras.maringa
Breve histórico do Projeto
(Fonte: Cáritas Brasileira – www.caritas.org.br)
O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.
Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.
O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.
No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor. Já em 2016 a o Projeto consegui alcançar cerca de 204.706 mil pessoas que participaram dos momentos celebrativos e das ações desenvolvidas em torna do fortalecimento da cultura de paz.