Arquidiocese de Maringá
Jornada Mundial dos Pobres 17 a 24 de novembro de 2019
“A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sal 9,19).
“Aos discípulos do Senhor Jesus, a condição que se lhes impõe para serem evangelizadores coerentes é semear sinais palpáveis de esperança. A todas as comunidades cristãs e a quantos sentem a exigência de levar esperança e conforto aos pobres, peço que se empenhem para que este Dia Mundial possa reforçar em muitos a vontade de colaborar concretamente para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade”. (Papa Francisco, 13 de junho de 2019).
A Jornada Mundial dos Pobres (JMP) é uma convocação do Papa Francisco para lançarmos o olhar sobre a realidade brasileira, encontrarmos e acolhermos generosamente os pobres e percebermos os desafios dos cristãos/as seguidores de Jesus Cristo num contexto de sociedade marcada pela desigualdade social.
Esta convocação da Igreja é para o crescimento na direção da partilha e da solidariedade de várias iniciativas entre elas: atos públicos, momento da Mesa Fraterna, celebrações, e outras ações que promovem a cidadania e partilhas junto as pessoas empobrecidas. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou o processo de animação do Dia Mundial dos Pobres à Cáritas Brasileira, mas a missão é todas as pessoas de vontade, discípulos/as de Jesus Cristo.
A Arquidiocese de Maringá e a Aras Cáritas motivam todas as Comunidades Eclesiais de Base, Pastorais, Movimentos, Entidades Sociais e Organismos afins, para vivenciar a experiência de conviver, ver, ouvir, sentir e reavivar a esperança através de uma proposta de celebração anexa, a se realizar a partir da primeira semana de novembro de 2019, cada grupo ou comunidade se organiza conforme a sua programação e realidade local.