GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS

GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS: VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

"Este sistema não vale: lutamos por justiça, direito e liberdade"

O dia 07 de setembro de 2019, feriado da "Independência do Brasil", foi marcado pelo grito dos excluídos que acontecem todos os anos em diversos Estados e Cidades. A iniciativa que já está na 25º edição, iniciou em 1995, como fruto da Semana Social Brasileira, promovida pelo conjunto de Ações Sociais da Igreja Cátolica e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em Mandaguari, território Arquidiocesano de Maringá, o Grito dos excluídos 2019 teve iniciativa da Pastoral Afro brasileira, que envolveu as demais Pastorais das Paróquias Bom Pastor e Nossa Senhora das Graças. "O movimento é uma voz que grita por direitos e justiça, para aqueles/as que não tem chanche de gritar e se defender perante um sistema de opressão que mata, agride aqueles que são fracos e lutam por uma sociedade justa e fraterna". Segundo Simone Lourenço, Coordenadora da Pastoral, o Ato contou com reflexões sobre o tema, teatro e celebração. A comunidade espera ter plantado a semente e que seja cultivado a fé, esperança e a vontade de combater todas as formas de injustiças.

GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS